Pular para o conteúdo principal

O que você sabe sobre a Gasolina ??

   
http://www.petrobras.com.br/data/files/A6/63/F9/7B/CC9954104F528454893851A8/diesel-tudoensaio.jpg
O combustível mais utilizado na atualidade em motores endotérmicos, é a gasolina. Á gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos* que são obtidos a partir do petróleo bruto, por interferência de muitos processos entre eles a destilação e o "cracking"*. A gasolina é formada por hidrocarbonetos de cadeia carbônica pequena (4 a 12 átomos de carbono).

   Pode conter em sua composição química átomos de nitrogênio, metais, oxigênio, enxofre, etc. Tendo a sua faixa de destilação automotiva variando de 30ºC a 220ºC é altamente inflamável e volátil. 
   Essa gasolinas possuem aditivos que melhoram a sua performance, como:

  • Inibidor corrosivo: agente protetor das zonas de circulação da gasolina, reduzindo a corrosão;
  • Detergente: melhora a combustão no reduzindo os depósitos no motor e no sistema de injeção;
  • Solvente sintético: torna-se estável a altas temperaturas, provando resíduos minúsculos durante a combustão na câmara do motor;
  • Desemulsificante: provoca a separação da água no sistema de circulação do combustível diminuindo a corrosão.
   A crescente produção de gasolina é um resultado da crescente produção automatística que depende do combustível. Isso é possibilitado através do refino refino e por meio de processos de transformações de frações pesadas. Esses procedimentos podem aumentar o rendimento do combustível em relação ao petróleo bruto. 
   Os responsáveis pela fabricação do produto e pela adição dos aditivos são as empresas petrolíferas, sendo valido disser que o processo é feito a partir de pré-definições e requisitos de qualidade do produto.
http://f.i.uol.com.br/folha/mercado/images/15286560.jpeg

*Hidrocarbonetos - compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio
*Cracking - processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores.

Referências: 

http://brasilescola.uol.com.br/quimica/gasolina.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Petróleo

http://brasilescola.uol.com.br/upload/conteudo/images/debd7be83c07594f6d370d2fa5c577e9.jpg Há muitas teorias de como podem ter sido o surgimento do petróleo. A com maior aceitação é a de que o petróleo surgiu a partir da transformação de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados acumulados no assoalho oceânico, onde sofrem durante milhares de anos processos químicos, sob a pressão das camadas de sedimentos, que foram sendo depositadas formando rochas sedimentares.   https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie1mJI064rnB0_WyFCqI1UelpKtOOglZUBzVCacdWvcJDrzDx3UUzbVjfRa1CmwKG9JCs2K2XRiBoMqDDNmzNYhUjJB2C9bz171CNU17kA7hV-i-8r1m1xnJYvn3trzyhjfo2QymGzjLo/s1600/origem.jpg    As pesquisas na área revelaram que o petróleo é utilizado aproximadamente desde 4000 a.C. Era utilizado no cotidiano de povos como a Mesopotâmia. Já era conhecido na antiguidade devido as grandes reservas que se encontram no Oriente Médio.  ...

Química do petróleo

    http://www.industriahoje.com.br/wp-content/uploads/2012/08/petroleo-cru-petrobras.jpg    A teoria mais aceita de como surgiu o petróleo é aonde compostos de vegetais e animais mortos que existiam em fundos de lagos e mares tiveram uma reação química devido ao tempo e pressão.  O líquido oleoso sua cor fica entre o negro e o âmbar formado no subsolo com profundidades que variam e meio a rochas sedimentarias, e é rico em HC e é altamente inflamável, uma das suas características é por ser menos denso do que água.  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEXDH2AFWqlZ-48NUvWYfmjKCZPom8ctbwcBKTFoUEm1H8G9rRxY1X5Ve1vhuOg4IkDPzR9wbaqw9EMRojPDmG1EIKewYgTZTbEBADq9Yq0ygv4ouPyEAwAqcoxz41iGg1NrR41pQcagxL/s1600/Armadilha_estrutural.png   Povos como os Indígenas da América do Sul e Norte utilizavam para pavimentação de estradas, por outros lados os egípcios utilizavam para conservação de corpos. Hoje em dia ele é muito importante...